DIRETORA TÉCNICA MÉDICA:
DRA.MARIUTZKA ZADINELLO
CREMESC 9562 RQE 12418

Você sabia que câncer de mama não é uma doença única?


Você sabia que o câncer de mama não é uma doença única?

Dra. Melissa Gama de Mesquita

Mastologia, Mamografia, Ginecologia 

CRM 26341 RQE 16830, 16831 e 16874

Desde os primórdios, os pacientes escutam de seus médicos: “Cada caso é um caso!”. Pode parecer uma resposta superficial e, às vezes, apenas uma tentativa de minimizar um problema mas, no caso do Câncer de Mama, a conduta terapêutica pode variar desde a retirada de pequena região da mama, com mínimo dano estético, até cirurgias maiores, que necessitarão da ajuda de cirurgiões plásticos para que seja atingido o melhor resultado possível. Sem contar a necessidade ou não de quimioterapia e radioterapia. 

Sem dúvidas, a maior parte das pacientes acometidas pelo câncer de mama se pergunta, inicialmente, como irá passar por tudo isso e, especialmente, como irá lidar com a mudança de aparência, no tocante à temida queda de cabelo por conta da quimioterapia. Tem que ser falado que, quanto mais precoce o diagnóstico, menor a chance de ser necessária a quimioterapia (a maior parte das pacientes com tumores invasivos menores de 1,0 cm não terá benefício com a quimioterapia), bem como o tipo de tumor irá influenciar nesta tomada de decisão (o carcinoma “in situ”, por exemplo, mesmo que acometa grande parte da mama, não tem indicação de quimioterapia). 

Alguns tipos de câncer de mama, mesmo com maiores dimensões, têm grandes chances de cura, por apresentarem comportamento menos agressivo. E nem toda quimioterapia causa queda de cabelo e nem toda paciente que faz uso de medicações que causam queda de cabelo na maior parte das pacientes apresentará este efeito colateral. 

Dessa forma, ficam aqui algumas lições para serem seguidas:
1. ir frequentemente ao Ginecologista/Mastologista aumenta as possibilidades de diagnóstico precoce;

2. fazer os exames de rastreio regularmente;

3. não ter medo: quanto antes iniciar a batalha, maiores as chances de ganhar a guerra!