DIRETORA TÉCNICA MÉDICA:
DRA.MARIUTZKA ZADINELLO
CREMESC 9562 RQE 12418

Outubro Rosa 2020


 Dr. Luciano Rangel

Mastologista e Ginecologista 

Cremesc 10253 RQE 4788 e 4650

 

Outubro é, tradicionalmente, o mês da reflexão e conscientização sobre as melhores práticas de prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo uterino. 

 

Invista em qualidade de vida, controlando o peso e priorizando uma alimentação natural, livre de agrotóxicos, com teor equilibrado de açúcares e gorduras. Prefira as fontes de gorduras poli insaturadas (ômega 3), como o azeite de oliva, castanhas e amêndoas, linhaça, chia, peixes de águas frias (salmão, atum, sardinha e linguado), vegetais verde escuros. 


Pratique exercícios físicos com regularidade, de 3 a 4 vezes por semana, de forma moderada ou intensa, o que reduz o risco em 30 a 40%. 


Evite o cigarro e as bebidas alcoólicas. Se beber, tome o mínimo possível. 


Visite o médico regularmente, para manter atualizados os exames de mama (mamografia) e de colo uterino (Papanicolaou, preventivo). 


Faça a vacina para o HPV, ela está disponível nos postos de saúde, gratuitamente, para adolescentes até os 14 anos, mas pessoas de todas as idades podem obtê-la em clínica privada. Ela protege contra os principais HPVs causadores de câncer de colo uterino, orofaringe e pênis. 


No caso de câncer de mama ou ginecológico na família, consulte um mastologista para obter mais informações sobre risco pessoal, necessidade de aconselhamento genético, testagem para mutações, e as estratégias de prevenção ou redução de risco. 


Um ótimo Outubro Rosa a todos!

 


CNPJ: 08.805.684/0001-00 / Razão Social: Clinica Medica Saude Santa Monica LTDA