DIRETORA TÉCNICA MÉDICA:
DRA.MARIUTZKA ZADINELLO
CREMESC 9562 RQE 12418

Setembro Verde: campanha de prevenção do câncer de intestino


Maria do Carmo Martins

Nutricionista CRN 10/0803

O “Setembro Verde” é uma campanha idealizada pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia e tem como objetivo oferecer informações gerais sobre o câncer de intestino e, principalmente, suas formas de prevenção, orientando a população para a existência da doença e a necessidade de se realizar exames preventivos.

O câncer de intestino é um dos mais frequentes na população brasileira, sendo o segundo nas mulheres e o terceiro tipo de câncer de maior incidência nos homens. Nota-se uma diferença na distribuição de casos entre as regiões do país, sendo que a região Sul apresenta maior prevalência e está relacionada, comparativamente, a uma população com excesso de peso, obesidade, inatividade física, tabagismo, ingesta de bebida alcoólica e consumo de carnes processadas (como salsicha, presunto, linguiça, carne seca, etc.). 

Os sinais e sintomas mais comuns deste tipo de câncer são: dores abdominais, dor ao evacuar, presença de sangue nas fezes (quer seja sangue vivo ou fezes mais escurecidas do que o normal), sensação de empachamento, diarreia ou prisão de ventre que não passam, alteração do apetite, perda de peso inexplicavelmente. Nos estágios mais iniciais do câncer, nenhum destes sintomas pode se fazer presente. Uma história familiar positiva deve ser um alerta para procurar um especialista mesmo sem apresentar qualquer sintoma.

O câncer de intestino tem uma menor chance de se desenvolver se o indivíduo tiver bons hábitos alimentares. Portanto, a prevenção,através de uma alimentação saudável é fundamental. 

As dicas para buscar saúde intestinal estão listadas abaixo. Lembrando que ser saudável é buscar segui-las diariamente e continuamente!


1. Prefira alimentos naturais e minimamente processados;

2. Reduza o consumo de alimentos ultraprocessados (embutidos, salgadinhos, bolachas recheadas, comidas prontas, etc);

3. Coma frutas, hortaliças e legumes  diariamente e dê preferência aos orgânicos;

4. Inclua pelo menos um tipo de cereal integral na alimentação, como farelo de aveia, aveia em flocos, arroz integral, farinha de linhaça etc;

5. Beba pelo menos 2 litros de água por dia;

6. Evite a ingestão diária de bebidas alcoólicas e/ou seu excesso; 

7. Se for fumante, comece reduzindo a quantidade até parar;

8. Tente manter seu peso estável; 

9. Mastigue bem os alimentos; 

10. Pratique uma atividade física regularmente.


Para aqueles que ainda não adquiriram o hábito do consumo de hortaliças e legumes durante as refeições, comecem gradativamente, incluindo pequenas porções no preparo de sopas ou mesmo ao cozinhar arroz e outros alimentos. 

As frutas podem também ser incorporadas junto com algum lanche ou mesmo como uma boa opção de sobremesa. Uma outra dica é experimentar pelo menos 10 vezes o mesmo alimento até se  adquirir o hábito.E a ingestão de água também pode ser lenta até se atingir os ideais 2 litros por dia!

O câncer colorretal pode ser detectado precocemente e tratado com eficácia. Para que isso ocorra, modificações no estilo de vida e a consciência diária de quais alimentos são mais saudáveis do que outros, podem fazer uma grande diferença com o passar dos anos.

Cuide-se bem e viva com saúde!

Se precisar de ajuda na alimentação diária procure um Nutricionista.

https://campanhasetembroverde.com.br/

 


CNPJ: 08.805.684/0001-00 / Razão Social: Clinica Medica Saude Santa Monica LTDA