Inicio     /     Espaço Saúde    /     Será que a amamentação contribui para o desenvolvimento motor nos primeiros meses de vida do bebê?

Espaço Saúde

Confira aqui no site dicas e informações importantes para uma vida saudável.

Será que a amamentação contribui para o desenvolvimento motor nos primeiros meses de vida do bebê?

Será que a amamentação contribui para o desenvolvimento motor nos primeiros meses de vida do bebê?

 

Já sabemos que o aleitamento materno oferece inúmeros benefícios. Dentre estes, a diminuição dos índices de infecções, diarreias e doenças respiratórias, além disso, fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê. Até os 6 meses de vida, o bebê deve receber apenas o leite materno, ou seja, ter a amamentação de forma exclusiva, sem a introdução de outros sólidos e líquidos como: papinhas, frutas, sopas, água, chás, leite de vaca.

 

O desenvolvimento motor pode ser definido como a capacidade que o bebê tem de realizar movimentos que vão sendo aprimorados e evoluindo com o passar dos meses. Porém, tem fatores que podem ocasionar atrasos no processo de desenvolvimento motor dos bebês. 

 

Sabendo disso, um grupo de pesquisadores investigou se amamentação de forma exclusiva influencia no desenvolvimento motor nos primeiros meses de vida. Estes observaram que quanto menor for o tempo de amamentação exclusiva, menores serão os ganhos e avanços no desenvolvimento motor dos bebês com 3 à 4 meses de idade. 

 

Essas informações apontam que temos dificuldades e deficiências na forma como entendemos o aleitamento materno exclusiva. Essa situação gera consequências negativas no crescimento e desenvolvimento dos bebês. Principalmente por se tratar de uma fase inicial, que pode repercutir ao longo da vida desses bebês. 

 

Essa realidade nos revela a importância das consultas realizadas durante o pré-natal. Nesse momento, as mulheres recebem cuidados em saúde de uma forma geral. Os profissionais possuem a função de educar em saúde, informando detalhes de cada trimestre gestacional e como acontece o momento do parto, independente da escolha da via de parto. Através do acompanhamento em fisioterapia pélvica, há o preparo para que as vivências durante o pré-natal e parto sejam com qualidade e positivas. 

 

Além disso, as mulheres têm a possibilidade de falar sobre seus sentimentos em relação a gravidez, recebem informações sobre amamentação, desmistificando possíveis crenças e tabus. Ainda recebem auxílio no processo de prática dos cuidados com a amamentação e manejo da pega na mama. 

 

Caso você esteja planejando ter seu bebê ou já está gestando, não deixe de receber esses cuidados. A sua saúde e a de seu bebê agradecem.  

 

Referência: PETRY, I. et al. Breastfeeding and its relationship with motor development of infants at 3-4 months of age. Early Child Development and Care, v. 193, n. 2, p. 211-222, 2002. 

DOI: 10.1080/03004430.2022.2075355

 

 


COMPARTILHAR